A cor dos meus dias...

A cor dos meus dias...

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Das provas ou provações :-)

Daqui a pouco a minha filha mais nova irá entrar para a sala e fazer o seu exame, hoje é a Matemática, nem vou dizer o que penso sobre estas provas e sobre tudo o que as rodeia, porque não tenho nada de positivo a dizer, assim prefiro passar à frente e desejar apenas que esta manhã passe muito rápido. De coração apertado, desejo que a minha princesa que esta noite me confessou estar " um bocadinho nervosa e a sentir uma coisa que deve ser...pressão", a ela e a todos os outros que hoje enfrentam este desafio, que sejam bem sucedidos! Desejo também que esta prova não seja mais um motivo de exclusão e desigualdade, como eu acho que é.
Bom dia!

4 comentários:

  1. Acho um exagero absoluto, estarei nessa situação daqui a uns anos.

    ResponderEliminar
  2. Acho que não é só a princesa que está com ansiedade. :)
    Estou a brincar e em parte concordo contigo- também não concordo com muita coisa no que diz respeito a exames e acho que eles provam muito pouco,mas...tendo em conta que nunca os iremos abolir todos e que a vida nos testa de muitas maneiras, tenho isto a dizer em favor deles- desde cedo habituam-se a eles (numa fase em que ainda não faz muita diferença) para mais tarde enfrentarem estes desafios com menos ansiedade e receios. Quanto mais preparados estamos para enfrentar situações fora do normal sem entrar em parafuso, mais depressa as enfrentamos sem receio de falhar e com medo do desconhecido.
    Não sei se me fiz entender, mas eu lembro-me que no meu tempo os primeiros exames que apanhei foram os de acesso à faculdade e no primeiro ano que os fiz espalhei-me ao comprido de tão stressada que estava (apesar de ser boa aluna e não ter sequer razão para estar tão stressada).
    Fui para uma universidade particular porque na estatal não entrei mas decidi que iria superar a prova (leia-se situação) e tentar de novo com resultados à altura do que eu era capaz. Fiz novamente os exames no ano seguinte e entrei na universidade.:)
    Acho que muito (tudo) do que me fez falhar a primeira vez foi o desconhecido e o ter receio. Da segunda vez fui muito mais leve e despreocupada, não estudei nem metade e consegui bons resultados.
    Terem exames mais cedo ajuda-os a superar esse medo mais cedo e quando os exames (quem diz exames, diz outras situações de grande pressão a que estamos menos habituados) vai ajuda-los a tornarem-se mais fortes, mais seguros e menos hesitantes face aos obstáculos e provações da vida.
    Cionsegui converte um bocadinho? Acredito que nem muito pois também sou mãe e calculo como te sentes, mas confia na filhota e ajuda-a a confiar nela própria pois isso sim é o que ela precisa a prender com este exame.:-)
    Beijocas e acredito que tudo corra bem apesar das borboletas no estômago nestas alturas

    ResponderEliminar
  3. É realmente errado fazer passar crianças tão pequenas por isto. Espero que o momento de aperto tenha passado depressa.

    ResponderEliminar